13 de Julho - Dia do Rock

Por que???
Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits,Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Queen, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.
Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.
Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock

Alguns acontecimentos marcantes da história do Rock.


**O disc jockey americano Alan Freed foi o primeiro a descrever o novo som que surgia com o termo rock and roll, em 1951.
Elvis Presley 
Mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. 
THE BEATLES
Foram os primeiros roqueiros a lotar um estádio: o Shea Stadium, em Nova York, em 1965. 
THE WHO
Pete Townshend foi o primeiro a quebrar a guitarra no palco, em 1964. No início, foi por acidente. Depois ele concluiu o “serviço” só pra ver a reação do público. 
BOB DYLAN
Lançou o primeiro álbum duplo de rock, o clássico Blonde on Blonde, de 1966.

Janis Joplin
Uma das vozes mais marcantes do Blues/Rock dos anos 60/70
THE DOORS
Jim Morrison foi o primeiro roqueiro preso no palco – em 1967, por perturbar a ordem.

STEPPENWOLF
A banda cunha o termo heavy metal na música “Born to Be Wild”, de 1968. Várias outras disputam o título de pioneira nesse subgênero, como Iron Butterfly, criada em 1966, e Black Sabbath, de 1968.

RAMONES
Inauguram o gênero punk, em 1974 – embora há quem aponte os New York Dolls ou Stooges como precursores. Em 1975, surgem os Sex Pistols, primeiros punks do Reino Unido.

The Runaways
A primeira banda de rock formada só por mulheres a fazer sucesso.





Um comentário

  1. como já diria Joan Jett e os Blackhearts
    "I love rock n' roll
    So put another dime in the jukebox baby
    I love rock n' roll
    So come take your time and dance with me
    "
    ^^

    ResponderExcluir