Dez hábitos para afastar a depressão


Para dar asas a sua felicidade e não deixar que a tristeza se aproxime, seguem algumas dicas saudáveis e bem fáceis de serem incorporadas à sua rotina.

Tenha boas horas de sono
Não fique em dívida com o travesseiro. Ter boas horas de sono ajuda a perder o peso e manter-se mais bela. Além de aliviar tensões musculares, o sono ativa a memória, melhora o metabolismo e a capacidade de concentração. O sono repositor também é capaz de deixá-la mais disposta e, consequentemente, mais bonita.
Tome um banho de sol
Na prática, 15 minutos de sol faz com que o corpo seja capaz de fazer a síntese da vitamina D, essencial para manter o enrijecimento ósseo e a fibra muscular. O sol também protege o sistema imunológico, regula a pressão arterial e exerce efeito antidepressivo. Mas lembre-se: pegue sol três vezes por semana, sempre antes das 10h ou após as 16h e não se esqueça do filtro solar.
Faça exercícios físicos
Exercícios físicos em geral proporcionam bem-estar, prazer e diminuem o estresse. Após 30 minutos de atividades, o cérebro já começa a apresentar uma sensação de euforia e felicidade. Além disso, atividades físicas de alto gasto calórico aumentam a produção de endorfina dentro do cérebro, substância que produz efeitos benéficos como sensação de bem-estar e prazer. Em resposta ao estímulo, a anandamida, também se manifesta, sendo responsável por reações de relaxamento e felicidade. Vale lembrar que se exercitar faz bem para o corpo e, consequentemente, para a autoestima. Quem fica em paz com o espelho fica consigo mesmo, e sua saúde também agradece.
Faça uma boa dieta 
Segundo a nutricionista, 95% da serotonina – neurotransmissor relacionado ao prazer e bem-estar – está no tecido do sistema gastrointestinal. Por isso, especialistas em alimentação acreditam que tudo que traz vitalidade para o intestino será bom para combater a depressão. Daí a importância de uma dieta equilibrada.
Entre as vitaminas que ajudam a afastar a depressão estão as do complexo B. A vitamina B6, em especial, pode ser encontrada em cereais integrais, na semente de gergelim, na banana e no atum. O selênio, presente nas castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixes, também ajuda a manter o bom-humor.
O ácido fólico também é uma vitamina antidepressiva, já que sua carência no organismo tem sido associada à depressão em diversos estudos. Ele pode ser encontrado no espinafre, no feijão branco, na laranja, no aspargo, na maçã e na soja. O consumo de cereais integrais, leguminosas (grão de bico, ervilhas e feijões), oleaginosas, carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, tofu, frutas e legumes também garante níveis adequados de serotonina no organismo, proporcionando o controle do humor.
Busque companhia
Evite se isolar. Para exercitar o bom-humor, é necessário estar próxima das pessoas que ama. Fazer novas amizades e cultivar as antigas é uma forma saudável de evitar o estresse. Segundo a psicoterapeuta, ter bons amigos por perto permite ter sono mais tranquilo e controle de apetite, na medida em que reduz a ansiedade.
Valorize-se
Fortaleça sua autoestima cuidando da saúde e do corpo, faça hidratação na pele, vá ao salão de beleza, faça massagens, pinte as unhas e compre uma roupa nova. Além disso, procure reforçar seus pontos fortes e faça os outros perceberem sua utilidade dentro do grupo.
Organize o seu tempo
Administrar seu tempo é uma forma saudável de organizar sua cabeça, pois é uma solução para não acumular tarefas e evitar cobranças desnecessárias consigo mesma. Dica: monte uma agenda semanal para calcular o tempo que você tem disponível. Você aprenderá a agrupar atividades, economizando tempo com ações desnecessárias. Estabelece prioridades e respeite prazos.
Cuide da postura
Tire alguns minutos do trabalho para alongar os músculos. Não vai te tomar muito tempo da produção e pode fazer toda a diferença. Ficar muitas horas em frente ao computador gera cansaço muscular. Para relaxar um pouco a musculatura, gire a cabeça lentamente quatro vezes para cada lado. Outro exercício interessante é elevar os ombros, fazendo movimentos giratórios para frente e para trás.
Evite exageros 
Todo excesso é prejudicial. Beber e fumar demais estão entre os piores excessos para o organismo. O consumo de álcool deve ser moderado, porque diminui a resistência do organismo, deixando o corpo mais vulnerável. Saiba aproveitar os prazeres, mas sem exagero.
Não puxe para si todas as responsabilidades 
Não se culpe e nem carregue grandes responsabilidades. Essa reação traz uma carga acentuada de estresse pessoal. Crie metas possíveis para cada período e cobre de si o que estiver ao seu alcance. Lembre-se: expectativas não podem ser maiores que as possibilidades.

Fonte: http://saudeparaelas.terra.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário