O Dia das Bruxas no Brasil

O dia das bruxas também conhecido como halloween é originalmente uma comemoração irlandesa, um traço da cultura celta adotada pelo povo americano e disseminada pelo mundo através dos filmes e animações hollywoodianas. Até aí tudo bem, não há nada de errado com a comemoração, incentiva a criatividade nas crianças e os leva a conhecer outros mitos e lendas.
No Brasil a festa vem sofrendo preconceito dos fanáticos religiosos que visivelmente não conhecem a história, e vêem como uma ofensa a igreja, na verdade para os fanáticos qualquer coisa ofende a igreja.
O mais intrigante são os pseudo patriotas, eles dizem que temos de dar valor à cultura nacional e repudiar o dia 31 de Outubro, dizem que quem comemora é "vendido", "americanizado", etc... Mas essas mesmas pessoas não deixam de ir ao cinema ver um filme, assistir seriados, ouvir músicas de bandas americanas ou decorar festas infantis com os personagens da Disney. Cultura é sempre cultura, prestigie o cinema nacional, vá ao teatro, leia escritores brasileiros, sim, você pode fazer tudo isso e continuar ouvindo Metallica, ver Os Simpsons, Walking Dead, a Sandra Bullock no cinema, usar tênis allstar e ainda assim amar o Brasil. Sinceramente não acredito que quem critica o Dia das Bruxas, seja tão patriota assim, tem gente que só fala mal pra ser do contra, gente que provavelmente nem sabe direito quem foi Machado de Assis ou de onde vem a lenda do Saci.
*O carnaval teve origem na Grécia.
*No natal copiamos a forma que é comemorado no hemisfério norte, tem gente que até coloca algodão na árvore pra imitar neve, o papai noel como conhecemos foi criado pela coca-cola.
*A páscoa foi trazida pelos europeus e é uma adaptação judaica de antigos rituais pagãos.
*As festas de São João tiveram origem no norte da Europa e continuam sendo comemoradas por lá.
Não há nada de errado em comemorar do dia das bruxas, você não estará deixando de lado sua cultura por causa disso, Deus não vai gostar menos de você, e também não é idolatria à cultura americana.
"As pessoas que levam a vida de uma forma leve e mais lúdica, não carregam tantos rótulos, tampouco preconceitos e por isso são mais felizes." (Débora Wolf)


Nenhum comentário

Postar um comentário