Eu acredito: Brasil vira-lata

Nelson Rodrigues em um de seus escritos, falou sobre o "complexo de vira-lata" do povo brasileiro, esse desagradável senso de inferioridade em relação aos outros países. O triste é que muita gente adotou esse "ponto de vista nacional" pra própria vida e inferioriza os grupos, regiões, costumes dos quais fazem parte.
Com a escolha do Brasil para ser sede da copa do mundo, o tal complexo subiu ao topo, não nos primeiros anos, (talvez ainda fosse possível mudar alguma coisa) afinal está definida a sede, há pelo menos 7 anos, mas nos últimos 2 anos, quando a corrupção na construção dos estádios e reformas não puderam mais ser escondidas.
Alguns pontos precisam ser esclarecidos:
*Nosso país extremamente corrupto, chegou a isso porque nós permitimos. Sabemos que a maioria dos políticos roubam, que seus salários exorbitantes são desnecessários, que eles nos devem sim satisfação de TUDO o que fazem com o dinheiro público e nós não cobramos nada.
*A copa do mundo ser aqui só evidenciou o que já sabíamos e torcer pra que a seleção ganhe a copa, não é nenhuma heresia.
*Não. Não conseguiremos mudar nossa situação apenas com as eleições de Outubro. Podemos mudar a presidência dez vezes no mesmo ano e a situação vai continuar a mesma, porque não existe cobrança.
*Devemos sim fazer protestos, quantos forem necessários até que mudem de fato a realidade do Brasil. E devíamos começar pelo mais urgente, Segurança e Saúde. Não é alguém prometer que vai construir 20 prisões em 5 anos e 200 hospitais em 6 meses.
É resolver a maioridade penal e fiscalizar a saúde, não só com relatórios mas com ações urgentes e definitivas, isso tudo é tão óbvio que parece ridículo tantos deputados e senadores não terem resolvido ainda, por causa dessas estúpidas picuinhas partidárias.
Eu torceria pelo Brasil até em jogo de bolinha de gude. Nosso país não se destaca mundialmente com nossa arte, cultura, diversidade, porque não damos o devido apoio. Não se trata de rejeitar o que vem de fora, mas também dar valor a tudo o que temos.
Somos ricos em cultura. É como se fossemos vários países em um só. O Sul é tão diferente do Norte, o Nordeste do Sudeste, ao invés de ter preconceito com a diferenças culturais, devíamos nos orgulhar da nossa diversidade, somos todos brasileiros e o que afeta um, afeta todos mesmo que indiretamente.
Não somos inferiores a ninguém, a maior diferença é que em outras nações, o povo é verdadeiramente patriota, têm orgulho de ostentar a bandeira nacional e cobra resultados dos políticos. A verdade é que eles trabalham para o povo e temos todo o dever de exigir resultados e respostas.
Sim, as coisas estão MUITO ruins, e já que deixamos chegar nesse ponto, cabe somente a nós mudar os rumos da nossa história.
Que venham os povos do mundo, que nos vejam, que saibam que temos orgulho de ser brasileiros e que faremos com que dias melhores estejam por vir.

(Maria Aline)





Nenhum comentário

Postar um comentário