Para blogueiras (os)

Meu blog está no ar há 4 anos e sempre foi um hobby/passatempo, já fiquei mais de um mês sem postar nada, exceto na fanpage que é atualizada diariamente, mas há algumas semanas resolvi mudar esse ritmo e levar mais a sério, postar com mais frequência, pesquisar mais sobre blogs, entender como funcionam, conhecer outros blogueiros... tudo isso pra melhorar como blogueira e compreender melhor qual o objetivo do Nina's Pub.
Comecei assistindo uma série de entrevistas com as maiores blogueiras do país, feitas pela Karol Pinheiro, nessa série (são 8 vídeos) elas falam sobre divulgação, canais no youtube, marca, tempo, exposição, dinheiro e várias outras dicas com as melhores! Recomendo que assistam todos, elas esclarecem muitas coisas, falam sobre como foi no início, como ganhar dinheiro, entre outros. Esse é o link: Quero ser blogueira.
Então depois das entrevistas, decidi mudar um pouco a aparência do meu blog, sem entender de html e sabendo somente o básico sobre as edições do blogger, descobri a Elaine Gaspareto, lá encontrei TUDO o que precisava saber sobre botões, códigos, hospedagem, postagens... a lista é enorme e tudo explicado com muita calma e passo a passo. Coisas que pensava nunca conseguir mudar sozinha sem a ajuda de um profissional, deixei do jeitinho que eu queria!
Você sabe usar as ferramentas para webmasters do google??
Sabe o que é sitemaps?
Sabe para que serve o Search Analytics?
Pois é, eu também não sabia, utilizando essas ferramentas o seu blog fica melhor posicionado nas pesquisas no google e vários outros benefícios, ao contrário do que parece é bem tranquilo de usar, aprendi aqui: Dicas para blogs :)

Seguem mais algumas dicas:

01. Saiba sobre o que vai escrever
Decidir o assunto do blog deixa tudo mais fácil. Por exemplo: moda é um assunto muito amplo. Que tal fazer diferente e falar só sobre customização? Além de focar o conteúdo as pessoas vão ter seu blog como referência na hora de procurar sobre o assunto. 
02. Mantenha atualizado
Não adianta ter um blog lindo, conteúdo legal e deixar meses sem atualizar (demorei pra aprender). Conquiste seus visitantes, tenha sempre conteúdos novos! Mas também não vale postar qualquer coisa só para atualizar, pense no que você gostaria ver em outros blogs.
03. Diferencie seu layout
Com um mínimo de conhecimento em html você consegue diferenciar seu layout dos outros. Trocar a cor do fundo, cor da fonte e a cor dos links, por exemplo, faz toda a diferença.
04. Padronize imagens e vídeos
Pode até não parecer, mas quando as imagens do blog tem todas o mesmo tamanho, os vídeos tem sempre a mesma largura e existe uma padronização de cores, legendas e ícones o blog se torna muito mais agradável de ver. Caso você não tenha um editor de imagem no seu computador você pode usar ferramentas online, como o Photoshop Online ou o Pixrl.com.
05. Preste atenção no português
Nunca deixe de escrever do seu jeito, seja você mesma, mas preste atenção no português. Usar muitas gírias e abreviações prejudica a imagem do blog, além de tirar a credibilidade do conteúdo, sempre correndo o risco do seu leitor não entender o que está escrito.
06. Responda seus leitores
Quer que os leitores voltem a visitar seu blog? Seja simpática(o)! Responda os comentários, dúvidas e retribua a visita se for de outro blogueiro(a) . Isso faz toda a diferença!
07. Crie, não copie!
Para que seu blog dê certo não vale copiar conteúdo de outro blog! Você tem que criar o seu próprio texto, mesmo que o assunto seja o mesmo. Caso use uma imagem ou algo que não foi feito por você, dê os créditos.
08. Use as redes sociais
Divulgue seu blog nas redes sociais. Twitter, Facebook e Google+ estão aí para espalhar conteúdo. Deixe visível em seu blog ferramentas de Curtir, Retweet e +1.
09. Organize bem o conteúdo
Sabe as categorias e tags do blog? Não deixe sem preencher e não preencha com qualquer coisa. Isso ajuda o seu blog a ficar mais organizado e facilita a navegação dos leitores.
10. Não faça SPAM
Nunca entre em outro blog só para comentar “Oi, visite meu blog!”. Tenha consciência de como divulgar seu conteúdo sem ficar chato. Faça com que as pessoas tenham vontade de visitar o seu blog e quando visitar outro, faça comentários referentes ao post.
Eu sei que ainda preciso aprender muitas coisas sobre a blogosfera, mas essas sugestões são um ótimo caminho! :)

(Maria Aline)

2 comentários

  1. Menina, eu também pego dicas nesse blog da Elaine Gaspareto, ela é ótima e está ajudando demais na aparência do meu blog .Esses vídeos eu não conhecia,vou assistir agora ! Valeu a dica! beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim Eloisa, ela é muito boa e ensina direitinho como fazer tudo! Os vídeos são excelentes você vai gostar, ajudam muito! :)

      Excluir