Grávida... E agora??

***Para grávidas de primeira viagem.
Eu sei que você deve estar em pânico, também fiquei assim e por mais que esteja nos planos acho difícil evitar esse sentimento. É uma mistura de alegria, medo e surpresa afinal as coisas mudaram, seu futuro mudou e mesmo sendo a coisa mais natural do mundo quando acontece com a gente é sempre diferente.
Parece que todo mundo sabe o que fazer com a sua vida menos você, aí é hora de tomar as rédeas da situação! Não tive irmãos pra cuidar, meu único irmão tem quase a minha idade, nem familiares que pudesse ajudar quando nasceram... De fato uma grávida de primeira viagem, pura inexperiência.
1: Vá ao médico. Não há ninguém nesse planeta confuso que possa te ajudar mais e melhor do que ele ou ela.
2: Não se sabe por qual mistério da natureza, as pessoas acreditam que grávidas são patrimônio público então todo mundo vai ter um palpite, conselho, mandinga pra dar... apenas ignore, isso pode ser bastante irritante.
3: Se informe. Eu por não saber quase nada a respeito comecei a ler e pesquisar sobre o assunto, me inscrevi no site babycenter, sou sincera em dizer que depois do médico foi minha melhor ajuda. Lá você recebe boletins semanais por email, explicando aquela semana, o desenvolvimento do bebê, o que você precisa fazer, uma maravilha! Além dos fóruns de conversa com outras mães no mesmo período de gestação, você encontra várias matérias sobre tudo que envolve ter um filho.
4: O corpo muda mesmo, mas as mudanças só ficam realmente visíveis a partir do terceiro mês, não é nada assustador, ao contrário, a gente não vê a hora de a barriga começar a crescer.
5: Aprendemos que aparentemente todo mundo adora grávidas e vão te tratar diferente com mais cuidado, carinho e até alguns mimos, aproveite pra curtir tudo isso.
6: Os hormônios estão a mil e nossas emoções vão junto, então se bater aquele desespero, pense o seguinte: olha quanta gente engravida o tempo todo, elas passam por essa fase que depois vai parecer até curta com a maior tranquilidade, você também vai conseguir e não se preocupe com seu corpo ele foi feito pra isso e vai se recuperar de um jeito que vai te deixar ainda mais bonita.
Gravidez é algo muito intenso e especial, não conseguiria descrever esse sentimento que às vezes me deixa tão confusa, mas uma coisa é certa: vale a pena!

Link para Caderneta da Gestante disponibilizada pelo SUS, é excelente com muitas informações e esclarecimentos úteis. Recomendo: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderneta_gestante.pdf

(Maria Aline)

Nenhum comentário

Postar um comentário