5 dicas para distrair a rotina

Garantir um tempo na agenda só para você, ajuda a tirar de letra as dificuldades e os desafios pessoais e profissionais.
1. Pausa para leitura
Quando você para tudo, abre um livro e mergulha nas palavras impressas no papel, está fazendo mais do que incrementar seu repertório cultural. Um estudo recente da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que bastam seis minutos de leitura para diminuir os batimentos cardíacos, descontrair os músculos e baixar o nível de stress. Os psicólogos acreditam que é porque a concentração necessária para processar as informações tira o foco da tensão física e emocional.
2. Animal de estimação da saúde
Não é à toa que quem tem animal de estimação vive mais do que quem não tem. Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine demonstrou que a companhia de um cachorro funciona para combater a ansiedade e as doenças relacionadas ao sedentarismo, como a obesidade e hipertensão, já que incentiva seus donos a andar duas vezes mais do que os vizinhos que não têm o animal.
3. Sinta o som
A música relaxa, levanta o astral e o pique para malhar, ajuda a criar um clima a dois, colabora para aliviar a dor e até para diminuir o stress e baixar a pressão sanguínea, como defende Vera Brandes, diretora do programa de pesquisa em música e medicina da Universidade Paracelsus, em Salzburgo, na Áustria. "Os remédios tradicionais suprimem os sintomas desses males, mas a música trata as causas psicossomáticas que estão na raiz do problema, relaxando e reduzindo a ansiedade", diz.
4. Jardim de aprendizado
Tem gente que diz que se você é capaz de cuidar bem de uma flor está pronta para ter um filho. Por quê? As plantas, assim como as crianças, precisam de atenção e cuidado na medida certa, sem água e alimento de mais nem de menos. Com os dedos na terra, seja cultivando flores no quintal ou ervas numa jardineira, você se concentra (e desconcentra das chateações), exercita a responsabilidade (afinal, tem uma vida nas mãos) e desacelera o corpo e a cabeça.
5. Calor para o corpo e a alma
Uma das coisas mais gostosas de fazer quando o termômetro despenca é se entregar a uma xícara de uma bebida quentinha, que aquece não só o corpo mas a alma também. Um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, publicado na revista Science revelou que o simples fato de segurar uma caneca com uma bebida quente deixa as pessoas mais seguras e confiantes. Quando o que vai dentro dela é chocolate, então, o prazer vem em dobro e o momento funciona quase como um abraço.

4 comentários

  1. Gostei das dicas Nina. Estou vindo direto do agenda dos blogs pra conhcer seu cantinho. Seja bem vinda!
    ✡✡Blog: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
  2. Olá!vim através da agenda dos blogs conhecer seu cantinho,amei.já estou te seguindo... Te desejo"sucesso"tenha um lindo Domingo!bjsss!! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Maria José!!
    Sucesso pra você também :)

    ResponderExcluir