Como publicar um livro

Você escreveu um história, textos, poemas e quer dividir com outros leitores...

Pode escolher publicar em um blog, vender online em sites como Amazon ou Saraiva, eles tem plataformas de vendas para e-book. Existem sites que vendem por demanda, ou seja, imprimem conforme chegam os pedidos e descontam o valor da impressão na sua porcentagem das vendas. A Amazon faz isso, mas os livros não estão disponíveis no site brasileiro, você publica, e eles vendem o livro físico sob demanda para outros países. Pode publicar na Amazon, como e-book, sem custo, o preço é você quem decide e eles ficam com uma porcentagem, que você também escolhe (35 ou 70%).
O que não faltam são ofertas milagrosas para publicações na internet, mas desconfie quando a "oferta" for muito boa, as grandes editoras, essas que fazem divulgação e distribução em grande escala, cobram um alto preço pra isso e não é fácil conseguir ser lido por elas.
Claro que também temos histórias de escritores que primeiro ficaram conhecidos na internet, despertando assim o interesse dos editores para grandes publicações, como Isabela Freitas, Carol Rossetti e Juliana Parrini para citar algumas.

Dicas:

  • Você pode postar no Wattpad 
  • Pesquise preços e condições se planeja um livro físico
  • Não assine contratos se estiver pagando o que for
  • Desconfie de ofertas "boas demais"
  • Se há muita simpatia e tempo pra você, provavelmente não é um editor
  • Não precisa gastar fortunas com divulgação, as suas redes sociais já prestam um grande serviço.

Como escrever um livro: (Sugestões da Chiado Editora)
O Tema
Sendo o primeiro livro que escreve, o tema da obra deve ser sempre um assunto ou realidade que sente conhecer bem.
Título
O título de um livro, especialmente se o Autor não for um escritor consagrado, é fundamental para o sucesso comercial da obra, não deve por isso ser visto como algo secundário.
Plano
Escrever um plano para o livro através da determinação dos seus capítulos, numa espécie de índice, é essencial para manter a estrutura da obra sob controlo.
Enredo
É indispensável criar um enredo consistente para contar uma história. Deverá ainda pensar em vários enredos paralelos que se vão desenrolando em torno da narrativa principal, pois estes vão enriquecer a obra.
Trabalhar os Capítulos
Escreva frequentemente, durante pelo menos uma hora, mesmo que não aproveite muito do que escreveu. Definir objetivos ajuda a encarar o trabalho da escrita não apenas como algo que se faz nas horas vagas, mas como uma tarefa importante e que se deseja concluir.
Rever a Escrita
No fim de cada capítulo, leia o que escreveu e procure corrigir os erros ortográficos, gramaticais, as repetições e tudo o que não ficou tão bom como queria. Vários autores conseguem tornar a obra mais fluída lendo a mesma em voz alta.
Anotações
As ideias, seja para o enredo, para as personagens ou para os cenários vão surgindo gradualmente e, muitas vezes, quando menos se espera. Por isso, muitos escritores trazem sempre consigo um pequeno bloco ou caderno para anotar ideias que surgem e que poderão ser incluídas no livro.

Nenhum comentário

Postar um comentário